Jornal do Comércio – Televisor com tela fina já é realidade nos lares brasileiros, afirma CVA Solutions

Os consumidores brasileiros investem em aparelhos de TV mais modernos.

Estudo da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, revela que 69% dos consumidores trocaram de aparelho de televisão nos últimos três anos atraídos por tecnologias como Full HD, televisão com maior definição e a Smart TV, televisão conectada à internet.

Além disso, nos últimos três anos, os consumidores brasileiros optaram por substituir sua TV Tubo pela Tela Fina, promovendo mudança em 50% dos lares. De acordo com o estudo, desde 2010 o número de aparelhos de televisão Flat ou de Tela Fina não para de crescer, passando de 28,9% para 79,2%. Enquanto isso, no mesmo período, o número de televisores Tubo caiu de 71,1% para 20,8% dos lares.

Segundo a subsidiária da norte-americana CVM Inc., com a proximidade de grandes eventos esportivos esse é um mercado em grande expansão. “Tecnologias como LED, LCD, Full HD, 3D e, principalmente, Smart TV estão estimulando os consumidores a adquirirem aparelhos que estão se tornando verdadeiros centros de entretenimento das famílias”, afirmou Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA Solutions.

Conforme nota, o estudo realizado com mais de 7 mil consumidores de todo o Brasil, mostra ainda que a maior Força de Marca é da Sony e que a Panasonic tem o melhor Valor Percebido, que é a relação custo-benefício percebida por seus clientes. O setor de televisores foi bem avaliado pelos entrevistados, conquistando a 7ª colocação entre 37 setores da economia analisados pela CVA Solutions.

De acordo com o estudo, existem em média 2,6 aparelhos de televisão por domicílio, com 36% das compras feitas pela internet, acirrando ainda mais a concorrência entre as principais marcas do mercado. Durante a pesquisa foram citadas pelos entrevistados as marcas AOC, CCE, H Buster, LG, Panasonic, Philco, Philips, Samsung, Semp Toshiba e Sony.