PRODUTOS - Ferramentas CVA / PVA:

CVA (Customer Value Added)

CVA = Valor Percebido pelos Clientes = é uma medida que pondera a satisfação obtida pela compra e uso de determinado produto ou serviço, comparando o Benefício Percebido com o Custo Percebido.

CVA = Pode ser aplicado para empresas que comercializam produtos ou serviços junto a consumidores (B2C), junto a outras empresas (B2B) e a outros stakeholders como Fornecedores, Governo e Comunidade.

"O CVA é uma ferramenta eficaz para construir Vantagem Competitiva Sustentável para sua Empresa. Estudos com mais de 3.800 unidades de negócio demonstram que Empresas que melhoraram seu CVA (Valor Percebido), aumentaram seu market share e sua rentabilidade. O CVA permite identificar os atributos de Custos e os atributos de Benefícios cuja melhoria mais alavanca a posição competitiva de sua empresa.

O principal mérito do CVA é a possibilidade de traduzir as métricas de Valor Percebido pelo Cliente em métricas internas da empresa (KPIs - Key Performance Indicators). Através de suas métricas internas, a empresa realiza um Plano de Ação detalhado por prioridades e por departamentos com monitoramento mensal e contínuo.

Várias empresas já utilizam o CVA como parâmetro para o pagamento de Bônus anual a seus executivos. O CVA efetivamente direciona todos os departamentos da empresa para uma cultura de "foco no cliente" e "meritocracia" na medida em que individualiza Planos de Ação baseados na percepção dos clientes.

O CVA permite a utilização e otimização das informações de mercado já existentes na empresa. O departamento de Marketing e Inteligência de Mercado tem no CVA uma ferramenta estratégica de liderança no processo de mudanças e melhorias da empresa.

Voltar