UOL Economia – TVs de tubo ainda estão presentes em 69% dos domicílios brasileiros

SÃO PAULO – Apesar do forte crescimento dos modelos LED, Plasma e LCD no mercado de televisores nacional, as TVs de tubo ainda são maioria no País.

Pesquisa com 7.200 pessoas feita pela empresa de pesquisa CVA Solutions revelou que 69% dos entrevistados nas cinco regiões do território brasileiro ainda possuem o padrão antigo em suas casas. Outros 31% tem aparelhos detentores de novas tecnologias, como os modelos LED, Plasma e LCD.

Dentre as marcas analisadas na pesquisa, a mais comprada nos modelos de TV com tubo é a Philips, seguida por Semp Toshiba. A LG é a principal empresa entre as fabricantes de novos modelos, seguida pela Samsung.

Durabilidade

O estudo colocou em xeque o “Valor Percebido”, que envolve o custo-benefício das marcas de TV. As avaliações nesse quesito foram baseadas em custo de consumo de energia elétrica e manutenção, qualidade, tecnologia entre outros tópicos.

Entre os consumidores de TV com tubo, a marca com maior “Valor Percebido” foi a japonesa Semp Toshiba, seguida pela LG, Philips, Samsung e, por fim, a Sony.

Já para os consumidores das TVs de alto padrão tecnológico, a marca com maior índice aferido, na mesma base comparativa, foi a Sony, seguida por Samsung, Semp Toshiba, AOC e LG.

Fidelidade

A empresa ainda analisou qual marca tem consumidores mais fiéis no momento de recompra do aparelho. Sony, Semp Toshiba e Philips acumulam a maioria desses clientes nas TVs de tubo – atualmente esse grupo possui televisores destas marcas e optaram por elas para recompra futura.

Dentre os que possuem os novos padrões, a Sony, Semp Toshiba e Samsung tem os consumidores mais fiéis, que escolheriam a marca no momento da recompra.

Por outro lado, as marcas com maior força, ou seja, maior capacidade de atrair consumidores (atração menos rejeição) para quem tem TV com tubo são: Philips, Semp Toshiba, Sony, LG e Samsung.

Já para os novos modelos, os clientes mais fieis são os adeptos da Sony, LG, Samsung, Philips e Semp Toshiba.

Média

O mercado de aparelhos de TV conquistou nota média de “Valor Percebido” de 8,21, a sexta posição dentre os 21 setores da economia analisados.

O melhor segmento analisado é o de Eletrodomésticos, com nota 9,28, e o pior é o de Planos de Saúde, com nota 6,27.

Varejista

A pesquisa apontou que a Casas Bahia é o estabelecimento onde as pessoas mais compraram suas TVs, e detém 19% do total de vendas dos modelos com tubo e 14% das vendas dos aparelhos de alta tecnologia.

Características

Foram mensurados os hábitos de consumo de pessoas de 18 a 65 anos, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12.700 ou mais.

Todas as regiões foram avaliadas. Dentro da Sudeste, os estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.